showa
0

“ A inovação faz sentido quando contribui para algo útil. ”

DAMIEN AUGENDRE - Damien Augendre - VP Marketing EMEA, Americas & Oceania

A (R)EVOLUÇÃO DAS LUVAS RESISTENTES A PRODUTOS QUÍMICOS

Em 2015, as estimativas da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho apontavam para que 20-30 % das doenças profissionais estavam relacionadas com a pele. A causa mais comum das doenças de pele no local de trabalho é a exposição a substâncias químicas. Relativamente à pele, os perigos químicos mais importantes são as queimaduras com ácidos, alcalis e fósforo e as lesões causadas por injeção química.

Ao longo dos anos, o setor industrial introduziu inovações nos seus processos e práticas, tendo como prioridade máxima a segurança dos colaboradores. Em simultâneo, o mercado de luvas de EPI registou um rápido crescimento em termos de materiais novos e inovadores para luvas que melhoraram a proteção das mãos contra os produtos químicos, tornando-as mais resistentes, mais confortáveis e mais económicas. Em 2016, a União Europeia alterou os requisitos relativos aos testes às luvas de proteção química de modo a criar melhores condições para estes novos materiais.

A nova norma, EN ISO 374-1:2016, substitui a anterior EN 374-1:2003 e introduz alterações significativas na produção de luvas de proteção química. A norma EN ISO 374-1:2016 aumenta o número de análises químicas de 12 para 18, enquanto as luvas testadas em conformidade com a nova norma têm de ser classificadas em três tipos de categoria, A – B – C. Além disso, a proteção contra a permeação por microrganismos passou a ser especificada como proteção contra vírus, bactérias e fungos. Por último, todas as análises químicas têm de ser reconhecidas por uma letra de acordo com a seguinte tabela.

Showa
  • Tipo A: proteção química com tempos de rutura > 30 minutos para um mínimo de 6 dos 18 produtos químicos especificados na norma.
  • Tipo B: proteção química com tempos de rutura > 30 minutos para um mínimo de 3 dos 18 produtos químicos especificados na norma.
  • Tipo C: proteção química com tempo de rutura > 10 minutos para um mínimo de 1 dos 18 produtos químicos especificados na norma.

Embora possa parecer que as luvas do Tipo A são automaticamente a melhor opção, porque são testadas em relação a mais químicos, isto não é necessariamente correto! O desempenho de uma luva resistente a produtos químicos depende do(s) produto(s) químico(s) com o(s) qual(is) se pretende utilizar a luva. Para ajudar os profissionais do setor a escolher as luvas resistentes a químicos corretas para a respetiva aplicação, a SHOWA realiza as suas próprias análises químicas nas suas linhas de luvas resistentes a produtos químicos desde 2001. Os dados químicos podem ser consultados em ChemRest.com – que é atualmente um dos mais completos catálogos online de luvas resistentes a produtos químicos do mercado. Neste sítio Web, os profissionais e os técnicos de segurança podem verificar se as luvas que utilizam lhes garantem proteção contra os produtos químicos com os quais trabalham.

Showa

Uma plataforma para escolher a proteção das mãos correta contra os produtos químicos utilizados para indústrias e colaboradores

Desde então, milhões de pessoas de todo o mundo já utilizaram o ChemRest.com como o guia de luvas resistentes a produtos químicos mais abrangente do setor para encontrar de forma mais rápida as luvas certas para as suas aplicações químicas. Todas as luvas resistentes a produtos químicos da SHOWA cumprem a norma EN ISO 374-1:2016 e são sujeitas a testes em relação a centenas de produtos químicos.

O ChemRest.com possibilita a comparação de 60 estilos e mais de 100 luvas diferentes entre si. Por isso, permite encontrar rapidamente uma variedade de produtos químicos específica pelo Nome químico ou do Número CAS para iniciar a pesquisa. Independentemente de estar a lidar com uma exposição a produtos químicos longa ou intermitente, o ChemRest.com terá a recomendação adequada para se adaptar às suas necessidades de trabalho. Paralelamente, estão disponíveis dados sobre as luvas, como o tamanho, a cor, o material/polímero, a textura de aderência, o comprimento, a destreza e o forro. Além disso, é possível selecionar produtos químicos e requisitos específicos relativos à exposição.

Um laboratório químico para análises químicas personalizadas

Na terminação da proteção correta das mãos, há muitos fatores a ter em conta, além dos produtos químicos ou das misturas químicas aos quais os colaboradores estão expostos. Por exemplo, o nível de exposição, a duração e a frequência; as luvas resistentes a produtos químicos necessitam igualmente de proteger contra os perigos de abrasão, corte, rasgo e perfuração? É também importante ter em conta os tempos de permeação e de degradação, frequentemente disponibilizados e ordenados do nível mais alto para o nível mais baixo nos quais o material da luva cede. A complexidade de algumas utilizações químicas exige que os clientes e técnicos de segurança procurem um conselho mais personalizado relativamente à luva de proteção química, porque verificar apenas os tipos A-B-C não é suficiente.

Showa

A SHOWA tem o seu próprio laboratório químico avançado onde pode realizar análises quanto relativamente a produtos químicos e misturas químicas específicos.

Com quatro especialistas laboratoriais a trabalhar diariamente para garantir a segurança e a alta qualidade de cada luva resistente a produtos químicos, os clientes podem solicitar análises químicas personalizadas gratuitas para as luvas escolhidas, com vista a aumentar a proteção dos respetivos colaboradores.

Os clientes podem solicitar análises laboratoriais personalizadas em www.ChemRest.com ou um ensaio gratuito da luva em www.showagroup.eu/pt.

Os 3 modelos de luvas mais resistentes a produtos químicos da SHOWA

SHOWA CHM

Showa

Esta luva de imersão dupla pode garantir uma resistência de longa duração a uma gama variada de produtos químicos. A SHOWA CHM é produzida com um revestimento em neoprene/látex com uma aderência enrugada sobre um forro flocado de algodão. A camada de neoprene sobre látex proporciona uma excelente resistência à abrasão, rasgões e perfurações. A impermeabilidade torna a luva mais confortável no trabalho em ambientes húmidos ou gordurosos. A aderência com relevo autolavável promove o escoamento dos fluidos o que maximiza a eficácia da aderência. Estas caraterísticas tornam a SHOWA CHM a luva ideal para diferentes aplicações industriais, como nos setores Petroquímico, Químico, Limpeza e Manutenção e Automóvel.

SHOWA 3415

Showa

Criada com um revestimento em neoprene completo sobre o forro de poliéster, a SHOWA 3415 proporciona grande flexibilidade, conforto e destreza. A inovadora e flexível luva de neoprene com acabamento rugoso com pequenas partículas proporciona uma elevada resistência à abrasão sem riscos de alergia ao látex. A SHOWA 3415 foi concebida para prevenir as irritações em conjunto as suas reduzidas propriedades de solo. As suas linhas ergonómicas reproduzem a curva natural da mão, tornando-a perfeita para quem trabalha com solventes, substâncias cáusticas, óleo, gás e peças pequenas, por exemplo, em operações de refinação e na indústria offshore.

SHOWA NSK24

Concebida para proteger as mãos e os braços de produtos químicos firmes e perigosos, a SHOWA NSK24 é uma luva revolucionária fabricada com a Tecnologia Eco Best Biodegradável da SHOWA. O revestimento duplo totalmente em nitrilo biodegradável garante uma proteção superior contra a penetração de óleos, abrasões, hidrocarbonetos e gordura. O acabamento com textura rugosa assegura uma excelente aderência. O revestimento em malha extremamente flexível e impermeável tem um forro interligado de algodão que absorve a transpiração para um conforto suplementar. A SHOWA NSK24 é recomendada para os setores da Agricultura, Automóvel, Químico, Alimentar, Limpeza e Manutenção, Petróleo e Gás e Serviços.

card-01

À PROCURA
DA LUVA CERTA PARA
O SEU NEGÓCIO?

Fale hoje com um dos nossos especialistas.